segunda-feira, 9 de agosto de 2010

A14 Introdução a Gerência de Projetos

Aulas 1 2: Conceitos Iniciais de Gerência de Projetos

Competências dos Engenheiros:
  • Gerência de Projetos: pensamento sistêmico, sintético e inovador;
  • Gerência de Processo: pensamento sistêmico e analítico;
  • Gerência de Inovação: pensamento sintético e inovador;
  • Gerência de Testes e Medidas: pensamento analítico.
Objetivos:
  • Desenvolver as competências estáticas de Gerência de Projetos: Integração, Escopo, Prazo, Orçamento, Qualidade, Risco, Comunicação, Pessoas-RH e Contratos-Fornecedores.
  • Desenvolver as competências dinâmicas de Gerência de Projetos: Iniciação, Planejamento, Execução, Controle e Encerramento.
  • Aumentar o sucesso dos projetos.
  • Trabalhar e criar soluções de projetos em equipe.
  • Cada um passar pelo papel de Gerente de Projeto


Aulas 3 e 4: Exercício de Inovação

a) Individual (5 minutos com 1 folha em branco )
O que sente diante do papel em branco antes da criação?
R. Vazio e Possibilidades

b) Individual (10 minutos na folha em branco)
Num lado da folha imaginar e criar a pior aula possível, sem palavras, com símbolos e desenhos.

c) Individual (5 minutos diante da folha em branco)
Como foi o processo de criação?
Que padrões do passado se repetem?
O que há de inovação?

d) Em duplas de mesmo signo conte a história de sua pior aula, com muitos detalhes! (10 minutos)

e) Em 3 grupos de mesmo decanato (15 minutos)
O que tem de comum em todas as piores aulas criadas?
O que tem de inovação a destacar de uma das folhas?

f) Apresentação para o grupão (5 minutos)
Comum: saída pela abertura da porta, jogar bolinhas de papel e medo de rejeição
Inovação: ninguém assistindo a aula (mosquitos), um cadáver no meio da sala e um casal se pegando no fundoda sala nemaí para ela.

g) Em grupão (15 minutos)
Que percepções e sentimentos tiveram?
Engraçado, repetições, silêncios e murmúrios.

Como relacionar com a vida profissional?
Cliente: público alvo da aprendizagem (alunos) e que paga toda cadeia produtiva
Gerente imediato: quem reconhece e avalia (professor) e paga a equipe de projeto

Como medir com os aspectos comuns e de inovação?
Medir a quantidade de bolinhas de papel lançadas no final da aula.
Medir por bolinhas verdes, amarelas e vermelhas depositadas em uma urna.
Medir a quantidade de alunos que saíram da sala (trancar a porta)
Medir quantos dormiram (morreram) durante a aula
Verificar a atenção de um casal de namorados se pegando no fundo da sala durante a aula.
Medir o númerode perguntas feitas.

Qual o conteúdo?
Aplicações em Engenharia Elétrica de uma das Gerências Estáticas

Quais os envolvidos? Quais os seus interesses?

  • Alunos: querem referência para o futuro, conhecimento e embasamento sobre Gerência de Projetos.
  • Equipe: querem nota maior que a média (5,0) e aprender a transmitir conhecimentos.
  • Professor: quer autonomia, criatividade e desenvolvimento das competências de gerência de Projetos.
  • Coordenador do Curso: ???
  • Especialista no tema: ???

h) Nas equipes de projeto do outro lado da folha (15 minutos)
Quais os critérios de sucesso?
Além de atender os interesses dos envolvidos, cumprir prazos, apresentar a documentação, demonstrar osconteúdos práticos e testar a efetividade da aprendizagem dos alunos.

Como se planejar a melhor aula?

Quais os dois temas de preferência?

Nenhum comentário:

Postar um comentário