segunda-feira, 9 de maio de 2011

Estudo de Caso Campanha Publicitária

Uma empresa de Energia contratou uma Agência de Publicidade para aumentar suas vendas em 500 unidades por mês no próximo semestre. 

Passados 15 dias da campanha, a soma dos pedidos já  era de 1000 unidades. 

Discuta:
a) O Projeto de  campanha foi bem sucedido?
b) O escopo foi atendido?
c) Como atender a demanda?
d) Que oportunidades e riscos poderão acontecer (operacionais, financeiros e de imagem da empresa)?
e) Que decisões Você tomaria?
f) É possível acabar com filas de espera e sintonizar as entregas até o terceiro mês, sem sacrificar o atual lucro da empresa?

Dados:

a) materiais
a1) contratados para 500 unidades/mês, o que representa 40% dos custos
a2) fornecedores atuais conseguem entregar até 1000 unidades/mês com uma redução de custo de materiais em 20%


b) equipe
b1) cada equipe é composta de 2 técnicos, 1 caminhão e 2 conjuntos de equipamentos, ferramentas e instrumental
b2) cada equipe entrega 2 unidades por turno de dia útil, o que representa 40% dos custos variáveis das 500 unidades a serem entregues no mês
b3) a empresa tem 10 equipes treinadas, equipadas e igualmente capacitadas para trabalhar 1 turno por dia
b4) a empresa não quer investir em custos fixos de infraestrutura (caminhões, equipamentos, ferramentas e instrumental)
b5)para entregar 3 unidades/dia, a equipe precisa fazer 4 horas extras, neste caso os custos de mão de obra aumentam 50% no mês.
b6) por questões de regulação e legislação, não é possível usar o turno da madrugada (22 horas as 06 do dia seguinte)
b7) é possível contratar serviços terceirizados pelo mesmo preço e qualidade, porém com desempenho de só 1 unidade por dia.


c) Publicidade
c1) representa 20 % dos custos variáveis
c2) tem uma relação bi-unívoca nos pedidos, por exemplo: aumentando os gastos em publicidade em 10%, os pedidos aumentam 10%, reduzindo a publicidade em 10% os pedidos caem em 10% imediatamente.

d) Impostos acrescentam 40% de despesas em relação aos custos variáveis.

e) preço:
e1) o preço de cada unidade para 500 unidades/mes, gera um lucro de 10% sobre todos os gastos (impostos + custos  de materiais, mão de obra e publicidade)
e2) é possível aumentar em até 10% o preço do produto sem diminuição de pedidos, com 20% a demanda caí a metade e a partir de 30% o mercado perde interesse e compra do concorrente

Que dados mais Você precisa para decidir?

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