Uma empresa de Energia contratou uma Agência de Publicidade para aumentar suas vendas em 500 unidades por mês no próximo semestre.
Passados 15 dias da campanha, a soma dos pedidos já era de 1000 unidades.
Discuta:
a) O Projeto de campanha foi bem sucedido?
b) O escopo foi atendido?
c) Como atender a demanda?
d) Que oportunidades e riscos poderão acontecer (operacionais, financeiros e de imagem da empresa)?
e) Que decisões Você tomaria?
f) É possível acabar com filas de espera e sintonizar as entregas até o terceiro mês, sem sacrificar o atual lucro da empresa?
Dados:
a) materiais
a1) contratados para 500 unidades/mês, o que representa 40% dos custos
a2) fornecedores atuais conseguem entregar até 1000 unidades/mês com uma redução de custo de materiais em 20%
b) equipe
b1) cada equipe é composta de 2 técnicos, 1 caminhão e 2 conjuntos de equipamentos, ferramentas e instrumental
b2) cada equipe entrega 2 unidades por turno de dia útil, o que representa 40% dos custos variáveis das 500 unidades a serem entregues no mês
b3) a empresa tem 10 equipes treinadas, equipadas e igualmente capacitadas para trabalhar 1 turno por dia
b4) a empresa não quer investir em custos fixos de infraestrutura (caminhões, equipamentos, ferramentas e instrumental)
b5)para entregar 3 unidades/dia, a equipe precisa fazer 4 horas extras, neste caso os custos de mão de obra aumentam 50% no mês.
b6) por questões de regulação e legislação, não é possível usar o turno da madrugada (22 horas as 06 do dia seguinte)
b7) é possível contratar serviços terceirizados pelo mesmo preço e qualidade, porém com desempenho de só 1 unidade por dia.
c) Publicidade
c1) representa 20 % dos custos variáveis
c2) tem uma relação bi-unívoca nos pedidos, por exemplo: aumentando os gastos em publicidade em 10%, os pedidos aumentam 10%, reduzindo a publicidade em 10% os pedidos caem em 10% imediatamente.
d) Impostos acrescentam 40% de despesas em relação aos custos variáveis.
e) preço:
e1) o preço de cada unidade para 500 unidades/mes, gera um lucro de 10% sobre todos os gastos (impostos + custos de materiais, mão de obra e publicidade)
e2) é possível aumentar em até 10% o preço do produto sem diminuição de pedidos, com 20% a demanda caí a metade e a partir de 30% o mercado perde interesse e compra do concorrente
Que dados mais Você precisa para decidir?
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