segunda-feira, 15 de abril de 2013

Acordo de Trabalho 2013 Semestre 1


Acordo de Trabalho 2012 - Semestre 2
Gerência de Projetos 2011 Semestre 2 – TE 064

Objetivo da Disciplina
Aprender a participar e gerenciar projetos, portfólio e parcerias, desenvolvendo soluções metodológicas e sistêmicas aplicadas em Engenharia Elétrica.

Ementa Resumida da Disciplina
Importância da gerência de projetos; visão sistêmica; diferenciação entre gestão de processos e de projetos; gestão dinâmica de projetos: iniciação, planejamento, execução, controle e encerramento; gestão estática de projetos: integração, escopo, tempo, qualidade, risco, custo, pessoas, contratos e comunicação; desenvolvimento de soluções criativas, contratação, planejamento e execução de projetos em grupo (desafios).

Critérios de aprovação:
A média ponderada das avaliações dos desafios deverá ser maior ou igual a 50.
Nota Final = [2,5.D1 + 3,5.D2+4.D3)]/10
Observação: não haverá exame ou 2a. chamada.

Freqüência mínima de 75% de presenças, ou seja, 45 aulas das 60 horas aulas previstas


Desafios 

D1 - Desafio 1 (peso 25% da nota total da disciplina) - Equipe
Preparação e apresentação de uma aula de Aplicações da Gerência X (*) em Engenharia Elétrica
* Gerência X é uma das competências de Gestão Estática de Projetos: Escopo. Prazo, Custo, Qualidade, Riscos, Pessoas, Comunicação e Contratos.
Datas das entregas:
S01- 15/04/2013: acordo eletrônico formalizado nos comentários do blog
S02 - 22/04/2013: definição dos 3 componentes da equipe e da Gerência X por equipe
S03 - 29/04/2013: Termo de Abertura do Projeto Aula
S04 - 06/05/2013: Plano Integrado do Projeto Aula e Plano de Aula (Descritivo)
S05 - 13/05/2013: Apresentações das aulas de Escopo, Custo, Prazo e Qualidade
S06 - 20/05/2013: Apresentações das aulas de Risco, Pessoas, Comunicação e Contratos
S07 - 27/05/2013: Relatório Integrado do Projeto Aula e Relatório de Aprendizado
Tipo do solicitante: apoiador no preparo e laissez faire na apresentação (não interfere)
D2 - Desafio 2 (peso 35% da nota total da disciplina) - Equipe
Desenvolvimento e publicação em um site de treinamento (WBT: web based trainning) sobre aplicações da mesma Gerência X em Engenharia Elétrica do Desafio 1.
Datas das entregas:
S08 - 03/06/2013: Termo de Abertura do Projeto Site WBT
S09 - 10/06/2013: Plano Integrado do Projeto Site WBT 
S10 - 17/06/2013: Publicação do Site WBT
S11 - 24/06/2013: Relatório Integrado, Apresentação e Demonstração do Site WBT
S12 - 01/07/2013: Relatório de Aprendizado Site WBT (fechamento da NOTA D2)
Tipo do solicitante: disponível no preparo e autoritário-crírico na apresentação
  
D3 - Desafio 3 (peso 40% da nota total da disciplina em grupo) - até 2 equipes em parceria de um dos projetos ecológicos abaixo:
a) desenvolvimento de um sistema ecológico que reaproveita de modo automático, controlado e sustentável resíduos como vidro, isopor, óleo de cozinha, amianto, garrafas de plástico ou outro material.
b) desenvolvimento de um gerador ecológico para alimentar uma bomba hidráulica (20 cm), com telemedição de nível do tanque e telecontrole sem fio para ligar e desligar conforme o nível.

Datas das entregas:
S12 - 10/07/2013: Acordo de Parceria e de Termo de Abertura do Projeto Ecológico
S14 - 17/07/2013: Plano Integrado do Projeto Ecológico 
S15 - 24/07/2013: Relatório Integrado, Apresentação e Demonstração do Projeto Ecológico
S16 - 31/07/2013: Relatório de Aprendizado do Projeto Ecológico (fechamento da NOTA D2)
Tipo do solicitante: empolgado, participativo e que não sabe muito de Engenharia Elétrica.

ACORDO DE TRABALHO

1 LEGALIDADE
Só serão aceitos alunos regularmente matriculados.

2 DEDICAÇÃO
Sugere-se regime de dedicação às aulas e desafios, celulares e computadores em modo que não atrapalhem a atenção ao que está ocorrendo em sala de aula; fica estabelecida uma tolerância de 20 minutos de atraso ou saída adiantada no dia das aulas em relação as faltas. Caso o professor necessite faltar, avisará com antecedência e negociará a data de reposição das aulas e prazos de entregas, se necessários.

3 AUTONOMIA
Cada um é responsável pelo seu aprendizado e desenvolvimento pessoal, bem como de sua equipe e da turma, gerenciando seu progresso, participação e solicitando apoios quando necessários.

4 CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DOS DESAFIOS
4.1 PRAZO (10%)
Corresponde a 10% da nota de cada desafio, que deverá ser entregue na data acordada; é admissível um atraso de até 1 semanas com penalização dos 10% desta nota no desafio ou na entrega.

4.2 DOCUMENTAÇÃO (25%)
Vale 25% da nota de cada desafio, onde cópias totais ou parciais de documentações de outras equipes anularão a nota total do desafio; a não ser aquelas colocadas como anexo e que seguirem as regras de citação: a documentação é composta por:
  • Termo de Abertura com Envolvidos (5%);
  • Plano Integrado de Projeto (5%);
  • Relatório Integrado de Projeto (5%);
  • Relatório de Aprendizado (5%);
  • Descritivo do Projeto ou Plano de Aula (5%). 


4.3 DEMONSTRAÇÃO (50%)
Representa 50% da nota de cada desafio, que corresponde a parte da Apresentação onde a equipe faz a demonstração efetiva, com testes e verificações do cumprimento das entregas e dos requisitos acordados, com qualidade, originalidade e dentro das normas técnicas.

O não atendimento a 50% dos requisitos de escopo ou uso de materiais dos anos anteriores anula a nota total do desafio. 

No primeiro desafio, esta nota é considerada junto com a nota de apresentação da aula.

4.4 APRESENTAÇÃO (15%)
Tem peso de 15% da nota de cada desafio e deve ser em Powerpoint ou similar, respeitando:
  • tempo acordado (5%); 
  • estrutura e normas de apresentação acordadas (5%);
  • desenvolvimento suficiente de conteúdo (5%).
A apresentação deverá conter conceituações, aprendizados técnicos e gerenciais, além da demonstração efetiva do que foi atendido ou não dos requisitos do escopo acordado e indicação de como foi a participação de cada membro da equipe. 
Caso um dos integrantes não possa participar da apresentação por qualquer motivo, ele terá nota zero neste critério; para que a sua nota total do desafio não fique zerada, a apresentação deverá demonstrar claramente qual foi a sua efetiva participação.


Curitiba, 15 de abril de 2013.

Waldemiro Pedroso Sobrinho                         Acordo dos alunos formalizado nos comentários
miropedroso@terra.com.br                            (nome + email)
96891009

A equipe é formalizada através deste Acordo por escrito em duas vias assinadas pelos participantes e professor.

11 comentários:

  1. Caroline de França - email: caroldf90@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. Renata Romano
    renata.romano@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  3. André Gustavo B. Arantes andre_arantes100@hotmail.com

    ResponderExcluir
  4. Pedro Ney Stroski
    pedrostroski@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  5. Guilherme Hatschbach Glir
    gui.glir@gmail.com

    ResponderExcluir
  6. Daiane Mara Barbosa.
    daiane.marab@gmail.com

    ResponderExcluir
  7. Raiff Sales da Fonseca.
    raiffsf@gmail.com

    ResponderExcluir
  8. Cesar Augusto Corsico15 de abril de 2013 às 13:07

    Cesar Augusto Corsico
    pcesar12@gmail.com

    ResponderExcluir
  9. Roberta Yuka Isozaki15 de abril de 2013 às 13:08

    Roberta Yuka Isozaki
    robertayuka@gmail.com

    ResponderExcluir
  10. Eugênio Heiss.
    Email: eugenioheiss@yahoo.com.br
    De acordo.

    ResponderExcluir
  11. Eduardo Jagher
    eduardo@jagher.com.br

    ResponderExcluir