segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Termo de Abertura do Desafio 1

Termo de Abertura

Projeto 1: Aula de Aplicações de Engenharia Elétrica a uma das Gerência Estáticas de Projeto (Escopo, Prazo, Custo, Risco, Qualidade, Recursos Humanos, Comunicação, Fornecedores, Integração)

01 Propósito do projeto e sua justificativa.
Propósito do projeto:
a) conhecer uma das Gerências e apresentar para grupo
b) planejar e dar uma aula sobre uma das gerência estáticas para alunos
c) falar sobre algum assunto de Engenbhria Eletrica aplicada a uma das gerencias estáticas.
d) apresentar aos alunos da turma uma aula de gerencia na área de Engenharia Elétrica
Justificativas:
a) será utilizado como avaliação da disciplina
b) adquirir conhecimento na área escolhida
c) fazer com interessados adquiram algum conhecimento
d) disseminar novos conhecimentos para a turma

02 Objetivos mensuráveis e critérios de sucesso do projeto.
Objetivos mensuráveis:
a) ensinar o tema e avaliar o seu aprendizado através de uma prova
b) planejar e dar uma aula do tema com feedback e avaliação do professor

Critérios de Sucesso do Projeto:
a) realização da aula na data e prazo combinado
b) 70% dos alunos com avaliação superior a 70
c) efetivar todas as entregas: Plano de Aula, Apostila, Aula com ppt, Avaliação de Aprendizagem, Feedback dos alunos
d) conteúdo, exemplos e exercícios com aplicações do tema em Engenharia Elétrica

03 Requisitos de alto nível (abstração)
a) conteúdo: aplicações do tema em Eng. Elétrica
b) estrutura:
- conceitos teóricos básicos;
- visão geral em relação a gestão dinâmica;
- exemplos práticos de Engenharia Elétrica;
- teste de aprendizagem;
- feedback da turma.
c) metodologia: didática criativa
d) data e prazo: dia26/09/2011 em 50 minutos
e) trabalho individual

04 Descrição do projeto em alto nível, com características do produto.
 Entregas:
a) Termo de Abertura do Projeto (12.09.2011)
b) Plano de Aula (19.09.2011)
c) Aula (26.09.2011)
d) Apostilas para todos (26.09.2011)
e) Teste de Aprendizagem (26.09.2011)
f) Feedback da turma (26.09.2011)
f) Arquivos com: apresentação, teste, feedback, apostila, plano de aula e termo de abertura do projeto (26.09.2011)

05 Riscos de alto nível
a) Não achar o conteúdo prático
b) Atrasar as entregas
c) Alunos não entenderem
d) Metodologia ineficaz
e) Custar muito caro o acesso aos conteúdos de E.Elétrica

06 Resumo do cronograma de marcos
a) Termo de Abertura do Projeto (12.09.2011)
b) Plano de Aula (19.09.2011)
c) Aula (26.09.2011)

07 Resumo do orçamento
a) Conteúdo teórico: 1 livro de R$100,00
b) Impressão R$12,00 em cópias e 28 horas de trabalho
Termo de Abertura de Projeto: 2 folhas e 8 horas
Plano de Aula: 2 folhas e 8 horas
5 Apostilas de 20 páginas (100 cópias e 8 horas)
4 Testes: 2 folhas 4 horas
4 Folhas de Feedback

08 Requisitos para a aprovação do projeto, o que será considerado como sucesso, quem decide se o projeto foi bem sucedido e assina por ele.

a) Prazo:  corresponde a 20% da nota do desafio, que deverá ser entregue na data acordada; é admissível um atraso de até 2 semanas, com penalização dos 20% da nota do desafio; após duas semanas da data acordada, a nota total do desafio será automaticamente zerada.

b) Demonstração: representa 40% da nota de cada desafio, que corresponde a demonstração efetiva, com testes e verificações do cumprimento do escopo e dos requisitos acordados, com qualidade, originalidade e dentro das normas; o não atendimento a 50% do escopo ou uso de materiais dos anos anteriores anula a nota total do desafio. Esta nota se soma a da apresentação da aula

c) Documentação: vale 20% da nota e é composta pela documentação de Termo de Abertura do Projeto, Plano de Aula, Apostila, Folha de Teste e Folha de Feedback. Cópias totais ou parciais de documentações de outras equipes anularão a nota total do desafio; a não ser aquelas colocadas como anexo e que seguirem as regras de citação.

d) Apresentação: é a aula, tem peso de 20% da nota, deve se em powerpoint, respeitando tempo, estrutura, normas, clareza e desenvolvimento suficiente de conteúdo, com conceituações, aprendizados técnicos e gerenciais, além da demonstração efetiva do que foi atendido do escopo acordado. A não apresentação do desafio anula a nota total do mesmo. Deve ser criativa e inovadora.

09 Gerente do projeto, responsabilidade e nível de autoridade designados.
Aluno:
Responsabilidades:
a) ecolher o tema da aula
b) preparar a aula
c) apresentar a aula
d) aplicar os testes de aprendizagem e feedback

10 Nome e responsabilidade da(s) pessoa(s) autorizando o termo de abertura do projeto.


___________________            _____________________________________________
Gerente do Projeto           Patrocinador - Waldemiro Pedroso Sobrinho



Apêndice

Partes Interessadas:
  • Alunos da turma: aprender sobre o tema
  • Aluno Ministrante: aprender a dar aula, tirar nota boa, aprender o conteúdo
  • Alunos de Engenharia Elétrica: ter disponível bons exemplos de Eng. Elétrica
  • Professor: que os alunos experimentem todo ciclo de projeto de uma aula, incentivar metodologias criativas e inovadoras.
  • Coordenador: que os alunos se capacitem nops conteúdos da disciplina
  • Empresas: que os conceitos e prática de GP sejam disseminados e aprendidos pelos alunos de E. Elétrica
  • Sociedade: projetos com maior taxa de sucesso e disseminação de conhecimentos de Gerencia de Projetos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário