segunda-feira, 5 de março de 2012

A Pior Aula 2012

A Pior Aula


Exercício de Inovação

a) Individual - Refletir diante do papel em Branco (2 minutos)
O que sente diante do papel em branco antes da criação?
O que percebe?
O que pensa?
O que gostaria de fazer com o papel?

b) Individual: escrever em um dos lados sobre sentimentos, pensamentos, percepções, idéias e desejos diante do papel em branco (2 minutos)

c) Individual (10 minutos no outro lado da folha em branco)
Num lado da folha imaginar e criar a pior aula possível, sem palavras, com símbolos e desenhos.

d) Individual (3 minutos diante da folha não mais em branco)
Como foi o processo de criação?
Que padrões do passado se repetem?
O que há de inovação?
Houve controle do tempo? Como o tempo foi utilizado?
O que instigou?
O que irritou?

* A encerrar colocar a caneta sobre o papel indicando o encerramento da tarefa.

e) Em grupo conte a história de sua pior aula, com muitos detalhes! (10 minutos)

f) Em grupo (10 minutos)
O que tem de padrão comum em todas as piores aulas criadas?
Quais as inovações das folhas? (Não pode ser repetições de situações passadas, só novas formas de se dar a Pior Aula!)

g) Apresentação (5 minutos)
Padrão Comum:
Inovação Destaque:

h) Em grande grupo (10 minutos)
Que pensamentos tiveram?
Que percepções e sentimentos tiveram?
Que intenções tiveram?

Como relacionar com a vida profissional?
Quem são os clientes da pior aula?
Quem são os fornecedor da pior aula?
Quem são os patrocinadores da pior aula?

Quais os envolvidos?
Quais os seus interesses?
Quais os critérios de sucesso para cada um deles?

Como se inicia a pior aula?
Como se planeja a pior aula?
Como se executa a pior aula?
Como se mede a pior aula?
Qual o conteúdo da pior aula?
Qual a metodologia para a pior aula?
Como medir padrões comuns conhecidos?
Como medir as inovação?
Como se encerra a pior aula?

Quais os aprendizados esperados com o Livro A Pior Aula?
Como inovar
Como realizar
Como apresentar

Atividade 1

Editar um livro como nome "Como criar a pior aula?"

Gestão Dinâmica:
* Tempo de Iniciação: 10 minutos em aula 05.03.2012
* Tempo de Planejamento: 10 minutos em aula 05.03.2012
* Tempo de Execução: do dia 05.03.2012 até 12.03.2012 às 16:30 horas
* Prazo de Entrega: 12.03.2012 às 16:30 horas
* Apresentação do Livro em 15 minutos: das 16:30 até 19:00 horas do dia 12.03.2012

Insumos disponíveis e possíveis:
* Esquema de aulas constantes no blog.
* Os desenhos elaborados pelos alunos em sala sobre a pior aula.
* Novos desenhos e frases criados relacionados ao tema.

Restrições:
* só poderá haver uma folha em branco representando algo que acontece antes da criação.
* o texto será composto só por perguntas abertas impressas (que não admitem respostas sim ou não)relacionadas com o tema.
* terá que ser encadernado, sendo que tanto na capa como no lombo devem estar impresso o título do livro.
* não existem quaisquer outras restrições, a não a ser as de ordem ético-contratuais.

Materiais, equipamentos e serviços por conta e criatividade de cada um.

Critério de classificação e sucesso: o maior número de páginas com conteúdos diferentes e relacionados com o tema.

Gestão Estática:
1 Escopo: Criar um Livro A Pior Aula e Apresentá-lo em sala
2 Prazo: Entrega 12.03.2012 (atividades envolvidas, sequência e duração)
3 Custos: Valores gastos na confecção (materiais e serviços)
4 Qualidade: desenhos e perguntas abertas coerentes com o tema, maior número de páginas,titulo na capa e lombo, no máximo uma folha em branco (2 páginas frente-e-verso).
5 Riscos: Fugir do escopo, da qualidade especificada, não cumprir o prazo e sair muito caro.
6 Pessoas: com quem contar na criação e montagem do livro
7 Contratação: quais fornecedores de materiais e serviços
8 Comunicação: leitura do blog e apresentação do livro para os alunos




Nenhum comentário:

Postar um comentário