terça-feira, 13 de novembro de 2012

Termo de Abertura do Projeto Aula

Termo de Abertura do Desafio 1

Termo de Abertura

Projeto 1: Aula de Aplicações de Engenharia Elétrica sobre uma das Gerência Estáticas de Projeto (Escopo, Prazo, Custo, Risco, Qualidade, Recursos Humanos, Comunicação, Fornecedores)


O que não fazer: uma aula sobre o conteúdo do PMBOK


01 Propósito do projeto e sua justificativa.

Propósito do projeto é planejar e dar uma aula sobre aplicações da Gerência X
 
Justificativas:
a) será utilizado como avaliação da disciplina
b) adquirir competência (CHA) na área escolhida
c) fazer com que os interessados adquiram conhecimento de aplicações da Gerência X em Engenharia Elétrica (compartilhar conhecimentos)
d) desenvolver a competência de dar aulas, melhorando a possibilidade de disputa no mercado de trabalho
e) ciclo de projeto rápido e de baixo custo

f) aprender a gerenciar a equipe
g) trabalharem com aplicações que poderão ser utilizadas na vida profissional
h) aprendar todas as Gerências no próprio projeto

02 Objetivos mensuráveis e critérios de sucesso do projeto.
Objetivos mensuráveis:
a) disseminar aplicações e avaliar o seu aprendizado (prova e feedback)
b) qualidade do Plano de Aula (professor)
c) qualidade da execução (professor e feedback)

Critérios de Sucesso do Projeto:
a) realização da aula na data e prazo combinado
b) 70% dos alunos com avaliação superior a 70 no feedback
c) efetivar todas as entregas: Plano de Aula, Apostila, Aula com ppt, Avaliação de Aprendizagem, Feedback dos alunos
d) conteúdo, exemplos e exercícios com aplicações do tema em Engenharia Elétrica

03 Requisitos de alto nível (abstração)
a) conteúdo: aplicações do tema em Eng. Elétrica
b) estrutura:
- conceitos teóricos básicos;
- visão geral em relação a gestão dinâmica;
- exemplos práticos de Engenharia Elétrica;
- teste de aprendizagem;
- feedback da turma.
c) metodologia: didática criativa
d) data e prazo: XX/XX/XX em 50 minutos

04 Descrição do projeto em alto nível, com características do produto.
 Entregas:
a) Termo de Abertura do Projeto
b) Plano de Aula 
c) Aula 
d) 1 Apostila para cada equipe e 1 para o professor 
e) Teste de Aprendizagem para todos os alunos sobre aplicações (1 exemplar p/professor)
f) Feedback sobre: conteúdo, didática (clareza), estrutura, criatividade 
f) Arquivos com: apresentação, teste, feedback, apostila, plano de aula e termo de abertura do projeto 

05 Riscos de alto nível
a) Não achar o conteúdo prático
b) Atrasar as entregas
c) Alunos não entenderem
d) Metodologia ineficaz
e) Custar muito caro o acesso aos conteúdos de E.Elétrica

06 Resumo do cronograma de marcos
a) Termo de Abertura do Projeto 20/11/2012 as 18 horas
b) Plano de Aula  27/11/2012 às 18 horas
c) Aula

07 Resumo do orçamento
a) Conteúdo teórico: aquisição de 1 livro de R$100,00
b) Impressão R$100,00 em cópias e 28 horas de trabalho
1 Termo de Abertura de Projeto: 2 folhas e 8 horas de trabalho
1 Plano de Aula: 2 folhas e 8 horas de trabalho
8 Apostilas de 20 páginas (100 cópias e 8 horas)
32 Testes: 2 folhas 4 horas
32 Folhas de Feedback

08 Requisitos para a aprovação do projeto, o que será considerado como sucesso, quem decide se o projeto foi bem sucedido e assina por ele.

a) Prazo:  corresponde a 10% da nota do desafio

b) Demonstração (50%)/Apresentação (10%): representa 60% da nota do desafio
A aula deve se em powerpoint ou similar respeitando tempo total de 50 minutos. A não apresentação do desafio anula a nota total do mesmo.
Deve ser criativa e inovadora.
 
c) Documentação: vale 30% da nota e é composta por:
    Termo de Abertura do Projeto
    Plano de Aula
    Apostila, Folha de Teste e Folha de Feedback.

09 Gerente do projeto, responsabilidade e nível de autoridade designados.
Aluno:
Responsabilidades:
a) Manter o foco no escopo do tema da aula
b) preparar a aula
c) apresentar a aula
d) aplicar os testes de aprendizagem e feedback

10 Nome e responsabilidade da(s) pessoa(s) autorizando o termo de abertura do projeto.


___________________            _____________________________________________
Gerente do Projeto           Patrocinador - Waldemiro Pedroso Sobrinho



Apêndice

Partes Interessadas:

  • Alunos da turma: aprender sobre o tema
  • Equipe Ministrante: aprender a dar aula, tirar nota boa, aprender o conteúdo
  • Alunos de Engenharia Elétrica: ter disponível bons exemplos de Eng. Elétrica
  • Professor: que os alunos experimentem todo ciclo de projeto de uma aula, incentivar metodologias criativas e inovadoras.
  • Coordenador: que os alunos se capacitem nops conteúdos da disciplina
  • Empresas: que os conceitos e prática de GP sejam disseminados e aprendidos pelos alunos de E. Elétrica
  • Sociedade: projetos com maior taxa de sucesso e disseminação de conhecimentos de Gerencia de Projetos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário