terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Planejamento 2014 Semestre 1


UFPR - Gerência de Projetos

PLANEJAMENTO DA DISCIPLINA GERÊNCIA DE PROJETOS

1 OBJETIVO DA DISCIPLINA

Aprender a participar e gerenciar projetos, portfólio e parcerias, desenvolvendo soluções metodológicas e sistêmicas aplicadas em Engenharia Elétrica.


2 EMENTA RESUMIDA

Importância da gerência de projetos; visão sistêmica; diferenciação entre gestão de processos e de projetos; gestão dinâmica de projetos: iniciação, planejamento, execução, controle e encerramento; gestão estática de projetos: integração, escopo, tempo, qualidade, risco, custo, pessoas, contratos e comunicação; desenvolvimento de soluções criativas, contratação, planejamento e execução de projetos em grupo (desafios).


3 CRITÉRIOS DE APROVAÇÃO

A média ponderada das avaliações dos desafios deverá ser maior ou igual a 50.
Nota Final = [3.D1 + 4.D2+ 3.D3)]/10

Observação: não haverá exame ou 2a. chamada.

Freqüência mínima de 75% de presenças, ou seja, 45 aulas das 60 horas aulas previstas.

4 PROJETOS DESAFIOS

4.1 DESAFIO 1 - AULA CRIATIVA DE APLICAÇÕES DE GERÊNCIA DE PROJETO X EM ENGENHARIA ELÉTRICA

Tipo do solicitante: apoiador no preparo e laissez faire na apresentação (não interfere)

Este desafio colabora com 30% da nota total da disciplina,  deve ser vencido por uma equipe composta de 2 pessoas, onde um componente exercerá o papel de Gerente do Projeto.

O conteúdo deve ser de Gerência de Projeto X aplicados em Engenharia Elétrica, que é uma das competências abaixo: 
  • gerência da escopo;
  • gerência de prazo;
  • gerência de custo;
  • gerência de qualidade;
  • gerência de riscos;
  • gerência de pessoas;
  • gerência da comunicação;
  • gerência de contratos.
Embora tenha como referência um capítulo específico do PMBok, não se quer uma aula sobre o que nele está escrito, mas como a esta Gerência X é aplicada em projetos de Engenharia Elétrica. Também não é uma aula sobre aplicações práticas de Engenharia Elétrica e nem de processos de Engenharia Elétrica.

Exemplos: 
Como se gerencia prazo na construção de uma usina hidrelétrica?
Quais os riscos envolvidos na contrução de uma Linha de Transmissão?
Qual o custo para se desenvolver um aplicativo para o Andróide?
Que profissionais devem ser contratados na implantação de estações rádio-base de celulares em shopping centers?

Engloba  preparação, apresentação e verificação de aprendizado de uma aula sobre a Gerência X  aplicada em Engenharia Elétrica

Atividades, entregas e datas

Aulas 1 a 4
11/02/2014
Atividades
aulas 1-2: Agenda de Inclusão;
aulas 3-4: Acordo de trabalho.

Aulas 5 a 8
18/02/2014 (03/09/2013) 
Entregas
-acordo individual formalizado nos comentários do blog;
-definição dos 2 componentes da equipe para o Desafio 1;
-priorização das Competências Estáticas para definição do tema de aula da equipe "Aplicações da Gerência X em Engenharia Elétrica".
Atividades
aula 5-6: Ponte para definição do tema de aula por equipe;
aula 7-8: Documento Termo de Abertura do Projeto Aula Criativa.

Reflexão de casa: desenho individual simbólico sem escrita "A Pior Aula"

Aulas 9 a 12
25/02/2014
Entregas
-Termo de Abertura do Projeto Aula Criativa
-Desenho "A Pior Aula"
Atividades
aula 9-10: apresentação dos desenhos "A pior Aula", eleição por votação dos 3 desenhos mais criativos, definição do cronograma de apresentações;
aula 11-12: Documentos Plano Integrado do Projeto Aula Criativa e Modelo de Plano de Aula.

Aulas 13 a 16
11/02/2014
Entregas
-Plano Integrado do Projeto Aula (equivale ao planejamento gerencial)
-Plano de Aula (equilvale planejamento técnico da aula)
Atividades
aula 13-14: criatividade com clips;
aula 15-16: Documento Relatório Integrado e Documento de Resultados da Aula.


Aulas 17 a 20
18/03/2014
Entregas das equipes programadas para o dia
-1 Apostila/equipe mais 1 para o professor;
-1 Teste de aprendizado/aluno;
-1 Teste de percepção/aluno;
-1 Aula.
Atividades
aula 17: equipe 1
aula 18: equipe 2
aula 19: equipe 3
aula 20: equipe 4

Aulas 21 a 24
25/03/2014
Entregas das equipes programadas para o dia
-1 Apostila/equipe mais 1 para o professor;
-1 Teste de aprendizado/aluno;
-1 Teste de percepção/aluno;
-1 Aula.
Atividades
aula 21: equipe 5
aula 22: equipe 6
aula 23: equipe 7
aula 24: equipe 8


Aulas 25 a 28
25/03/2014
Entregas das equipes programadas para o dia
-1 Apostila/equipe mais 1 para o professor;
-1 Teste de aprendizado/aluno;
-1 Teste de percepção/aluno;
-1 Aula.
Atividades
aula 25: equipe 9
aula 26: equipe 10
aula 27: equipe 11
aula 28: equipe 12


Entregas 1 semana após a Aula dada
- Relatório Integrado do Projeto Aula, com medidas de resultados (notas e faltas)
- Relatório de Aprendizados sobre Gerência de Projetos


4.2 DESAFIO 2 - CURSO A DISTÂNCIA VIA INTERNET SOBRE APLICAÇÕES DE GERÊNCIA DE PROJETO X EM ENGENHARIA ELÉTRICA

Tipo do solicitante: disponível no preparo e autoritário-crírico na apresentação

Este desafio colabora com 40% da nota total da disciplina,  deve ser vencido por uma equipe composta por 2 equipes (4 pessoas), onde um componente exercerá o papel de Gerente do Projeto.

Envolve o desenvolvimento, publicação e teste de um site de ensino a distância (EAD) via Internet (WBT: web based trainning) sobre as mesmas Gerências X's aplicadas em Engenharia Elétrica, definidas no Desafio 1 para as duas equipes.

Aulas 29 a 32
01/04/2014
Entregas:
- Termo de Abertura do Projeto Site WBT
Atividades
aula 29-30: criatividade no quadrado;
aula 31-32: Documento Descritivo de Projeto e Manual de Usuário.


Aulas 33 a 36
08/04/2014
Entregas
- Plano Integrado do Projeto Site WBT 
Atividades
aula 33-34: dimensões interpessoais;
aula 35-36: conceitos de EAD.


Aulas 37 a 40
15/04/2014
Entregas
- Conteúdo do EAD
aula 37-40: tempo para desenvolvimento

Aulas 41 a 44
22/04/2014

- Publicação do EAD e início do curso 
- Manual do Usuário
aula 41-44: tempo para aula com monitoria

Aulas 45 a 48
29/04/2014
Entregas
- Encerramento do curso 26/04/2014
- Apresentação e Demonstração de Resultados do EAD Site WBT (30 min.)
- Documento Construtivo do Projeto
- Relatório Integrado da Gerência do EAD
- Relatório do EAD com (notas e faltas)
Atividades
aula 45-48: apresentação dos resultados do EAD (30 minutos/equipe)


4.3 DESAFIO 3 - AUTOMAÇÃO E CONTROLE 

Tipo do solicitante: empolgado, participativo e que não sabe muito de Engenharia Elétrica.

Este desafio colabora com 30% da nota total da disciplina,  deve ser vencido pela mesma equipe composta de 3 equipes (6 pessoas), onde um componente exercerá o papel de Gerente do Projeto.
  
Pode ser escolhido entre as sugestões a serem publicadas oportunamente, como por exemplo:

  • desenvolvimento de um sistema ecológico que reaproveita de modo automático, controlado e sustentável resíduos como vidro, isopor, óleo de cozinha, amianto, garrafas de plástico ou outro material.
  • desenvolvimento de um gerador ecológico para alimentar uma bomba hidráulica (20 cm), com telemedição de nível do tanque e telecontrole sem fio para ligar e desligar conforme o nível.

Aulas 49 a 52
06/05/2014
Entregas
- Termo de Abertura do Projeto Ecológico 
Atividades
aula 49-52: tempo para planejamento e desenvolvimento

Aulas 53 a 56
13/05/2014
Entregas
- Plano Integrado 
Atividades
aula 53-56: tempo para desenvolvimento


Aula 57 a 60

27/05/2014
Entregas
Apresentação e demonstração (4)
- Documento Construtivo do Projeto
- Manual do Usuário
Relatório Integrado
- Relatório de Aprendizado 
Atividades
aula 57-60: apresentações do Projeto Ecológico

Aula Extra

03/06/2014
Reserva de tempo e feedback da disciplia

5 ACORDO DE TRABALHO

5.1 LEGALIDADE
Só serão aceitos alunos regularmente matriculados.

5.2 DEDICAÇÃO
Sugere-se regime de dedicação às aulas e desafios, celulares e computadores em modo que não atrapalhem a atenção ao que está ocorrendo em sala de aula; fica estabelecida uma tolerância de 20 minutos de atraso ou saída adiantada no dia das aulas em relação as faltas. Caso o professor necessite faltar, avisará com antecedência e negociará a data de reposição das aulas e prazos de entregas, se necessários.

3 AUTONOMIA
Cada um é responsável pelo seu aprendizado e desenvolvimento pessoal, bem como de sua equipe e da turma, gerenciando seu progresso, participação e solicitando apoios quando necessários.

4 CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DOS DESAFIOS

4.1 PRAZO (10%)
Corresponde a 10% da nota de cada desafio, que deverá ser entregue na data acordada; é admissível um atraso de até 1 semanas com penalização dos 10% desta nota no desafio ou na entrega.

4.2 DOCUMENTAÇÃO (25%)

Vale 25% da nota de cada desafio, onde cópias totais ou parciais de documentações de outras equipes anularão a nota total do desafio; a não ser aquelas colocadas como anexo e que seguirem as regras de citação: a documentação é composta por:
  • Termo de Abertura com Relação dos Envolvidos (5%);
  • Plano Integrado de Projeto (5%);
  • Relatório Integrado de Projeto (5%);
  • Relatório de Aprendizado (5%);
  • Descritivo do Projeto ou Plano de Aula (5%). 


5.3 DEMONSTRAÇÃO (50%)

Representa 50% da nota de cada desafio, que corresponde a parte da Apresentação onde a equipe faz a demonstração efetiva, com testes e verificações do cumprimento das entregas e dos requisitos acordados, com qualidade, originalidade e dentro das normas técnicas.

O não atendimento a 50% dos requisitos de escopo ou uso de materiais dos anos anteriores anula a nota total do desafio. 

No primeiro desafio, esta nota é considerada junto com a nota de apresentação da aula.

5.4 APRESENTAÇÃO (15%)
Tem peso de 15% da nota de cada desafio e deve ser em Powerpoint ou similar, respeitando:
  • tempo acordado (5%); 
  • estrutura e normas de apresentação acordadas (5%);
  • desenvolvimento suficiente de conteúdo (5%).
A apresentação deverá conter conceituações, aprendizados técnicos e gerenciais, além da demonstração efetiva do que foi atendido ou não dos requisitos do escopo acordado e indicação de como foi a participação de cada membro da equipe. 
Caso um dos integrantes não possa participar da apresentação por qualquer motivo, ele terá nota zero neste critério; para que a sua nota total do desafio não fique zerada, a apresentação deverá demonstrar claramente qual foi a sua efetiva participação.


Curitiba, 11 de fevereiro de 2014.

Waldemiro Pedroso Sobrinho                        
miropedroso@terra.com.br                            
96891009

Cada equipe (2 nomes) deve estar formalizada nos comentários dando o seu de acordo com o Planejamento da Disciplina.

36 comentários:

  1. De acordo com o planejamento da disciplina.
    Equipe: Pedro Augusto Bay Gonçalves Mol
    Ricardo Schumacher

    ResponderExcluir
  2. De acordo.
    Andreas Warkentin

    ResponderExcluir
  3. Concordo.
    Renatto Vaz Carvalho

    ResponderExcluir
  4. Concordo.

    Marcell Brenner

    ResponderExcluir
  5. De acordo com o planejamento da disciplina.
    Fabio Luis Reway
    Weber de Souza Calixto

    ResponderExcluir
  6. Concordo com planejamento da disciplina

    Felipe S. Forischi

    ResponderExcluir
  7. De acordo.
    Equipe:
    - Anderson Altair Dietrich
    - Patrícia Monteiro Barbosa

    ResponderExcluir
  8. De acordo com o planejamento:

    Equipe: Thiago Nunes Menezes
    Lucas Oliveira

    ResponderExcluir
  9. De acordo com o planejamento:
    Equipe: Gustavo Reche
    Eduardo Fabro

    ResponderExcluir
  10. De acordo com o planejamento.
    Equipe:
    Eduardo de Souza Rodrigues
    Leandro Sant'Ana Belli

    ResponderExcluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  12. De acordo com o planejamento
    Equipe:
    Renato Aparecido de Souza
    Felipe de Souza Forischi

    ResponderExcluir
  13. De acordo.
    João Tiago Pilato

    ResponderExcluir
  14. De acordo com o planejamento.
    Equipe:
    João Tiago Pilato
    Mateus Lovatel Matias

    ResponderExcluir
  15. De acordo.
    Rodrigo Godinho Silva

    ResponderExcluir
  16. De acordo com o planejamento.
    Equipe:
    Antônio Victor França
    Alexandre Zandona

    ResponderExcluir
  17. Alexandre Zandona Ferreira17 de fevereiro de 2014 às 07:10

    De acordo com o planejamento.
    Equipe:
    Antônio Víctor França
    Alexandre Zandona Ferreira

    ResponderExcluir
  18. De acordo com o planejamento. Equipe:
    Diego Franco Martins
    João Gustavo Ceschin

    ResponderExcluir
  19. Concordo com os termos do planejamento, segue o nome da equipe:
    Ivan Michel de Souza
    Wendel Naum Passarin

    ResponderExcluir
  20. De acordo com os termos do planejamento:
    Alexandre Rosa Lemos
    Luane Andressa Bertolin

    ResponderExcluir
  21. Concordo com o planejamento:
    Alex Fischoder Priebe

    ResponderExcluir
  22. De acordo:
    Luise Dored
    Wagner Tomaz da Silva

    ResponderExcluir
  23. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  24. De acordo.

    Equipe:
    Andreas Warkentin
    Marcell Brenner

    ResponderExcluir
  25. De acordo.
    Equipe:
    Diego Fortes Verástegui
    João Felix Slembarski Machado

    ResponderExcluir
  26. De acordo.
    Willian Pereira de Oliveira

    ResponderExcluir
  27. Concordo.
    Nina Rosa Teles Zim

    ResponderExcluir
  28. Concordo.
    Thiago Breternitz

    ResponderExcluir
  29. Concordo com os termos do planejamento, segue o nome da equipe:

    Priscila Bernardo
    Willian Pereira

    ResponderExcluir
  30. De acordo. Equipe:

    Guilherme Fernandes Gonçalves
    Ronan Lima

    ResponderExcluir