UFPR - Gerência de Projetos
PLANEJAMENTO DA DISCIPLINA GERÊNCIA DE PROJETOS
1 OBJETIVO DA DISCIPLINA
Aprender a participar e gerenciar projetos, portfólio e parcerias, desenvolvendo soluções metodológicas e sistêmicas aplicadas em Engenharia Elétrica.
2 EMENTA RESUMIDA
Importância da gerência de projetos; visão sistêmica; diferenciação entre gestão de processos e de projetos; gestão dinâmica de projetos: iniciação, planejamento, execução, controle e encerramento; gestão estática de projetos: integração, escopo, tempo, qualidade, risco, custo, pessoas, contratos e comunicação; desenvolvimento de soluções criativas, contratação, planejamento e execução de projetos em grupo (desafios).
3 CRITÉRIOS DE APROVAÇÃO
A média ponderada das avaliações dos desafios deverá ser maior ou igual a 50.
Nota Final = [3.D1 + 4.D2+ 3.D3)]/10
Observação: não haverá exame ou 2a. chamada.
Freqüência mínima de 75% de presenças, ou seja, 45 aulas das 60 horas aulas previstas.
Freqüência mínima de 75% de presenças, ou seja, 45 aulas das 60 horas aulas previstas.
4 PROJETOS DESAFIOS
4.1 DESAFIO 1 - AULA CRIATIVA DE APLICAÇÕES DE GERÊNCIA DE PROJETO X EM ENGENHARIA ELÉTRICA
Tipo do solicitante: apoiador no preparo e laissez faire na apresentação (não interfere)
Este desafio colabora com 30% da nota total da disciplina, deve ser vencido por uma equipe composta de 2 pessoas, onde um componente exercerá o papel de Gerente do Projeto.
O conteúdo deve ser de Gerência de Projeto X aplicados em Engenharia Elétrica, que é uma das competências abaixo:
- gerência da escopo;
- gerência de prazo;
- gerência de custo;
- gerência de qualidade;
- gerência de riscos;
- gerência de pessoas;
- gerência da comunicação;
- gerência de contratos.
Embora tenha como referência um capítulo específico do PMBok, não se quer uma aula sobre o que nele está escrito, mas como a esta Gerência X é aplicada em projetos de Engenharia Elétrica. Também não é uma aula sobre aplicações práticas de Engenharia Elétrica e nem de processos de Engenharia Elétrica.
Exemplos:
Como se gerencia prazo na construção de uma usina hidrelétrica?
Quais os riscos envolvidos na contrução de uma Linha de Transmissão?
Qual o custo para se desenvolver um aplicativo para o Andróide?
Que profissionais devem ser contratados na implantação de estações rádio-base de celulares em shopping centers?
Engloba preparação, apresentação e verificação de aprendizado de uma aula sobre a Gerência X aplicada em Engenharia Elétrica
Atividades, entregas e datas
Aulas 1 a 4
11/02/2014
Atividades
aulas 1-2: Agenda de Inclusão;
aulas 3-4: Acordo de trabalho.
Aulas 5 a 8
18/02/2014 (03/09/2013)
Entregas
-acordo individual formalizado nos comentários do blog;
-definição dos 2 componentes da equipe para o Desafio 1;
-priorização das Competências Estáticas para definição do tema de aula da equipe "Aplicações da Gerência X em Engenharia Elétrica".
Atividades
aula 5-6: Ponte para definição do tema de aula por equipe;
aula 7-8: Documento Termo de Abertura do Projeto Aula Criativa.
Reflexão de casa: desenho individual simbólico sem escrita "A Pior Aula"
Aulas 9 a 12
25/02/2014
Entregas
-Termo de Abertura do Projeto Aula Criativa
-Desenho "A Pior Aula"
Atividades
aula 9-10: apresentação dos desenhos "A pior Aula", eleição por votação dos 3 desenhos mais criativos, definição do cronograma de apresentações;
aula 11-12: Documentos Plano Integrado do Projeto Aula Criativa e Modelo de Plano de Aula.
Aulas 13 a 16
11/02/2014
Entregas
-Plano Integrado do Projeto Aula (equivale ao planejamento gerencial)
-Plano de Aula (equilvale planejamento técnico da aula)
Atividades
aula 13-14: criatividade com clips;
aula 15-16: Documento Relatório Integrado e Documento de Resultados da Aula.
Aulas 17 a 20
18/03/2014
Entregas das equipes programadas para o dia
-1 Apostila/equipe mais 1 para o professor;
-1 Teste de aprendizado/aluno;
-1 Teste de percepção/aluno;
-1 Aula.
Atividades
aula 17: equipe 1
aula 18: equipe 2
aula 19: equipe 3
aula 20: equipe 4
Aulas 21 a 24
25/03/2014
Entregas das equipes programadas para o dia
-1 Apostila/equipe mais 1 para o professor;
-1 Teste de aprendizado/aluno;
-1 Teste de percepção/aluno;
-1 Aula.
Atividades
aula 21: equipe 5
aula 22: equipe 6
aula 23: equipe 7
aula 24: equipe 8
Aulas 25 a 28
25/03/2014
Entregas das equipes programadas para o dia
-1 Apostila/equipe mais 1 para o professor;
-1 Teste de aprendizado/aluno;
-1 Teste de percepção/aluno;
-1 Aula.
Atividades
aula 25: equipe 9
aula 26: equipe 10
aula 27: equipe 11
aula 28: equipe 12
Entregas 1 semana após a Aula dada
- Relatório Integrado do Projeto Aula, com medidas de resultados (notas e faltas)
- Relatório de Aprendizados sobre Gerência de Projetos
4.2 DESAFIO 2 - CURSO A DISTÂNCIA VIA INTERNET SOBRE APLICAÇÕES DE GERÊNCIA DE PROJETO X EM ENGENHARIA ELÉTRICA
Este desafio colabora com 40% da nota total da disciplina, deve ser vencido por uma equipe composta por 2 equipes (4 pessoas), onde um componente exercerá o papel de Gerente do Projeto.
Envolve o desenvolvimento, publicação e teste de um site de ensino a distância (EAD) via Internet (WBT: web based trainning) sobre as mesmas Gerências X's aplicadas em Engenharia Elétrica, definidas no Desafio 1 para as duas equipes.
Aulas 29 a 32
01/04/2014
Entregas:
- Termo de Abertura do Projeto Site WBT
Atividades
aula 29-30: criatividade no quadrado;
aula 31-32: Documento Descritivo de Projeto e Manual de Usuário.
Aulas 33 a 36
08/04/2014
Entregas
- Plano Integrado do Projeto Site WBT
Atividades
aula 33-34: dimensões interpessoais;
aula 35-36: conceitos de EAD.
Aulas 37 a 40
15/04/2014
Entregas
- Conteúdo do EAD
aula 37-40: tempo para desenvolvimento
Aulas 41 a 44
22/04/2014
- Publicação do EAD e início do curso
- Manual do Usuário
aula 41-44: tempo para aula com monitoria
Aulas 45 a 48
29/04/2014
Entregas
- Encerramento do curso 26/04/2014
- Apresentação e Demonstração de Resultados do EAD Site WBT (30 min.)
- Documento Construtivo do Projeto
- Relatório Integrado da Gerência do EAD
- Relatório do EAD com (notas e faltas)
Atividades
aula 45-48: apresentação dos resultados do EAD (30 minutos/equipe)
4.3 DESAFIO 3 - AUTOMAÇÃO E CONTROLE
Este desafio colabora com 30% da nota total da disciplina, deve ser vencido pela mesma equipe composta de 3 equipes (6 pessoas), onde um componente exercerá o papel de Gerente do Projeto.
Pode ser escolhido entre as sugestões a serem publicadas oportunamente, como por exemplo:
- desenvolvimento de um sistema ecológico que reaproveita de modo automático, controlado e sustentável resíduos como vidro, isopor, óleo de cozinha, amianto, garrafas de plástico ou outro material.
- desenvolvimento de um gerador ecológico para alimentar uma bomba hidráulica (20 cm), com telemedição de nível do tanque e telecontrole sem fio para ligar e desligar conforme o nível.
Aulas 49 a 52
06/05/2014
Entregas
- Termo de Abertura do Projeto Ecológico
Atividades
aula 49-52: tempo para planejamento e desenvolvimento
Aulas 53 a 56
13/05/2014
Entregas
- Plano Integrado
Atividades
aula 53-56: tempo para desenvolvimento
Aula 57 a 60
27/05/2014
Entregas
- Apresentação e demonstração (4)
- Documento Construtivo do Projeto
- Manual do Usuário
- Relatório Integrado
- Relatório de Aprendizado
Atividades
aula 57-60: apresentações do Projeto Ecológico
Aula Extra
03/06/2014
Reserva de tempo e feedback da disciplia
5 ACORDO DE TRABALHO
5.1 LEGALIDADE
Só serão aceitos alunos regularmente matriculados.
5.2 DEDICAÇÃO
Sugere-se regime de dedicação às aulas e desafios, celulares e computadores em modo que não atrapalhem a atenção ao que está ocorrendo em sala de aula; fica estabelecida uma tolerância de 20 minutos de atraso ou saída adiantada no dia das aulas em relação as faltas. Caso o professor necessite faltar, avisará com antecedência e negociará a data de reposição das aulas e prazos de entregas, se necessários.
3 AUTONOMIA
Cada um é responsável pelo seu aprendizado e desenvolvimento pessoal, bem como de sua equipe e da turma, gerenciando seu progresso, participação e solicitando apoios quando necessários.
4 CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DOS DESAFIOS
Só serão aceitos alunos regularmente matriculados.
5.2 DEDICAÇÃO
Sugere-se regime de dedicação às aulas e desafios, celulares e computadores em modo que não atrapalhem a atenção ao que está ocorrendo em sala de aula; fica estabelecida uma tolerância de 20 minutos de atraso ou saída adiantada no dia das aulas em relação as faltas. Caso o professor necessite faltar, avisará com antecedência e negociará a data de reposição das aulas e prazos de entregas, se necessários.
3 AUTONOMIA
Cada um é responsável pelo seu aprendizado e desenvolvimento pessoal, bem como de sua equipe e da turma, gerenciando seu progresso, participação e solicitando apoios quando necessários.
4 CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DOS DESAFIOS
4.1 PRAZO (10%)
Corresponde a 10% da nota de cada desafio, que deverá ser entregue na data acordada; é admissível um atraso de até 1 semanas com penalização dos 10% desta nota no desafio ou na entrega.
Corresponde a 10% da nota de cada desafio, que deverá ser entregue na data acordada; é admissível um atraso de até 1 semanas com penalização dos 10% desta nota no desafio ou na entrega.
4.2 DOCUMENTAÇÃO (25%)
Vale 25% da nota de cada desafio, onde cópias totais ou parciais de documentações de outras equipes anularão a nota total do desafio; a não ser aquelas colocadas como anexo e que seguirem as regras de citação: a documentação é composta por:
- Termo de Abertura com Relação dos Envolvidos (5%);
- Plano Integrado de Projeto (5%);
- Relatório Integrado de Projeto (5%);
- Relatório de Aprendizado (5%);
- Descritivo do Projeto ou Plano de Aula (5%).
5.3 DEMONSTRAÇÃO (50%)
Representa 50% da nota de cada desafio, que corresponde a parte da Apresentação onde a equipe faz a demonstração efetiva, com testes e verificações do cumprimento das entregas e dos requisitos acordados, com qualidade, originalidade e dentro das normas técnicas.
O não atendimento a 50% dos requisitos de escopo ou uso de materiais dos anos anteriores anula a nota total do desafio.
No primeiro desafio, esta nota é considerada junto com a nota de apresentação da aula.
5.4 APRESENTAÇÃO (15%)
Tem peso de 15% da nota de cada desafio e deve ser em Powerpoint ou similar, respeitando:
- tempo acordado (5%);
- estrutura e normas de apresentação acordadas (5%);
- desenvolvimento suficiente de conteúdo (5%).
A apresentação deverá conter conceituações, aprendizados técnicos e gerenciais, além da demonstração efetiva do que foi atendido ou não dos requisitos do escopo acordado e indicação de como foi a participação de cada membro da equipe.
Caso um dos integrantes não possa participar da apresentação por qualquer motivo, ele terá nota zero neste critério; para que a sua nota total do desafio não fique zerada, a apresentação deverá demonstrar claramente qual foi a sua efetiva participação.
Curitiba, 11 de fevereiro de 2014.
Waldemiro Pedroso Sobrinho
miropedroso@terra.com.br
96891009
Cada equipe (2 nomes) deve estar formalizada nos comentários dando o seu de acordo com o Planejamento da Disciplina.
De acordo com o planejamento da disciplina.
ResponderExcluirEquipe: Pedro Augusto Bay Gonçalves Mol
Ricardo Schumacher
De acordo.
ResponderExcluirAndreas Warkentin
Concordo.
ResponderExcluirRenatto Vaz Carvalho
Concordo.
ResponderExcluirMarcell Brenner
De acordo com o planejamento da disciplina.
ResponderExcluirFabio Luis Reway
Weber de Souza Calixto
Concordo.
ResponderExcluirFabio Luis Reway
Concordo com planejamento da disciplina
ResponderExcluirFelipe S. Forischi
De acordo.
ResponderExcluirEquipe:
- Anderson Altair Dietrich
- Patrícia Monteiro Barbosa
De acordo com o planejamento:
ResponderExcluirEquipe: Thiago Nunes Menezes
Lucas Oliveira
De acordo com o planejamento:
ResponderExcluirEquipe: Gustavo Reche
Eduardo Fabro
De acordo com o planejamento.
ResponderExcluirEquipe:
Eduardo de Souza Rodrigues
Leandro Sant'Ana Belli
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirDe acordo com o planejamento
ResponderExcluirEquipe:
Renato Aparecido de Souza
Felipe de Souza Forischi
De acordo.
ResponderExcluirJoão Tiago Pilato
De acordo com o planejamento.
ResponderExcluirEquipe:
João Tiago Pilato
Mateus Lovatel Matias
De acordo.
ResponderExcluirRodrigo Godinho Silva
De acordo com o planejamento.
ResponderExcluirEquipe:
Antônio Victor França
Alexandre Zandona
De acordo com o planejamento.
ResponderExcluirEquipe:
Antônio Víctor França
Alexandre Zandona Ferreira
De acordo com o planejamento. Equipe:
ResponderExcluirDiego Franco Martins
João Gustavo Ceschin
Este comentário foi removido pelo autor.
ExcluirConcordo com os termos do planejamento, segue o nome da equipe:
ResponderExcluirIvan Michel de Souza
Wendel Naum Passarin
De acordo com os termos do planejamento:
ResponderExcluirAlexandre Rosa Lemos
Luane Andressa Bertolin
Concordo com o planejamento:
ResponderExcluirAlex Fischoder Priebe
De acordo:
ResponderExcluirLuise Dored
Wagner Tomaz da Silva
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirDe acordo.
ResponderExcluirEquipe:
Andreas Warkentin
Marcell Brenner
De acordo.
ResponderExcluirEquipe:
Diego Fortes Verástegui
João Felix Slembarski Machado
De acordo.
ResponderExcluirWillian Pereira de Oliveira
Concordo.
ResponderExcluirNina Rosa Teles Zim
Concordo.
ResponderExcluirThiago Breternitz
Concordo
ResponderExcluirIgor Cerullo
Concordo
ResponderExcluirGuilherme Domene
Concordo
ResponderExcluirRicardo Cavalheiro
Concordo
ResponderExcluirClaudio Durigan
Concordo com os termos do planejamento, segue o nome da equipe:
ResponderExcluirPriscila Bernardo
Willian Pereira
De acordo. Equipe:
ResponderExcluirGuilherme Fernandes Gonçalves
Ronan Lima