terça-feira, 29 de outubro de 2013

Desafio 3 Utilização de descartes

Escolher 1 dos problemas abaixo para evitar desperdício:

a) Os chuveiros e torneiras com aquecedores centrais, gastam água fria até que água quente chegue ao usuário, isto pode ser resolvido com o aquecimento inical elétrico, com controle de temperatura da água que desliga o aquecimento elétrico quando a água quente chega no dispositivo em uso, diminuindo o desperdício de água. Projetar uma solução automática diferente das existentes no mercado, comparando sua solução com as de mercado.

b) As garrafas pets podem ser utilizadas para confecção de vários materiais ao invés de sere jogadas fora, uma das formas é filetá-la. Crie um filetador automático de Pet com enrolamento (algo similar a confecção de cabos elétricos)

c) Garrafas de vidros não retornáveis podem ser utilizadas para confecção de copos, lustres, vasos, crie um novo tipo de cortador de vidro com resistência elétrica com 3 pontos, com controle de velocidade, temperatura da resistência e proteção contra a queda dos pedaços cortados e monte um lustre de 6 lâmpadas para ser utilizado no canto de estudos no final do corredor.

d) Isopor é um dos descartes mais difíceis de se fazer, crie uma máquina automática para triturar o isopor e ensacá-lo automaticamente (100 litros), ela deve ser segura no seu manuseio e não crie qualquer perigo para o operador.

e) Latinhas de cerveja formam um bom mercado paraleo de descarte, crie um amassador de latinhas automáticos que ensaquem 5 kg em um tempo menor que os catadores de latas com os pés, o sistema deve ser seguro contra acidentes.

f) Óleo de cozinha usado podem se transformar em sabão, crie um sistema produtivo automatizado para utilizá-lo em casa com segurança.

g) O uso das lixeiras seletivas parece não estar dando certo no Departamento, crie um sistema de alerta por voz que diferencie o tipo de lixo que deve ser de cada uma delas para avisar que o usuário certifique-se que está separando o lixo, outras mensagens de incentivo a separação do lixo devem ser colocadas quando alguém se aproxima das lixeiras. O sistema não deve ter volume muito alto para nào atrapalhar as aulas.

h) Outros projetos de utilização de descartes poderão ser sugeridos e aprovados, após negociação com o professor.


EXEMPLO DE DESCRIÇÃO EM ALTO NÍVEL



7 comentários:

  1. A equipe de escopo irá realizar o desafio A - Os chuveiros e torneiras com aquecedores centrais

    ResponderExcluir
  2. A equipe CUCOM irá realizar o desafio C - cortador de garrafas de vidro

    ResponderExcluir
  3. A equipe de Prazo e Pessoas irá fazer a letra E

    ResponderExcluir
  4. A equipe Qualidade irá realizar o desafio f

    ResponderExcluir
  5. A equipe de Contratos e Risco irá realizar o desafio G

    ResponderExcluir
  6. O grupo CUCOM irá alterar o tema para o desafio B - filetador automático de Pet

    ResponderExcluir
  7. O grupo KLB ficara com o desafio d)

    ResponderExcluir