Planejamento 2014 Semestre 1
UFPR - Gerência de Projetos (TE064 e TE261)
PLANEJAMENTO DA DISCIPLINA GERÊNCIA DE PROJETOS
1 OBJETIVO DA DISCIPLINA
Aprender a participar e gerenciar projetos, portfólio e parcerias, desenvolvendo soluções metodológicas e sistêmicas aplicadas em Engenharia Elétrica.
2 EMENTA RESUMIDA
Importância da gerência de projetos; visão sistêmica; diferenciação entre gestão de processos e de projetos; gestão dinâmica de projetos: iniciação, planejamento, execução, controle e encerramento; gestão estática de projetos: integração, escopo, tempo, qualidade, risco, custo, pessoas, contratos e comunicação; desenvolvimento de soluções criativas, contratação, planejamento e execução de projetos em grupo (desafios).
3 CRITÉRIOS DE APROVAÇÃO
A média ponderada das avaliações dos desafios deverá ser maior ou igual a 50.
Nota Final = [2.D1 + 4.D2+ 4.D3)]/10
Observação: não haverá exame ou 2a. chamada.
Freqüência mínima de 75% de presenças, ou seja, 45 aulas das 60 horas aulas previstas.
4 PROJETOS DESAFIOS
4.1 DESAFIO 1 - AULA CRIATIVA DE APLICAÇÕES DE GERÊNCIA DE PROJETO X EM ENGENHARIA ELÉTRICA
Tipo do solicitante: apoiador no preparo e laissez faire na apresentação (não interfere)
Este desafio colabora com 20% da nota total da disciplina, deve ser vencido por uma equipe composta de 3 pessoas, onde um componente exercerá o papel de Gerente do Projeto.
O conteúdo deve ser de Gerência de Projeto X aplicados a Projetos de Engenharia Elétrica, que é uma das competências abaixo:
gerência da escopo;
gerência de prazo;
gerência de custo;
gerência de qualidade;
gerência de riscos;
gerência de pessoas;
gerência da comunicação;
gerência de contratos;
gerência de stakeholder;
gerência de integração.
Embora tenha como referência um capítulo específico do PMBok, não se quer uma aula sobre o que nele está escrito, mas como a esta Gerência X é aplicada em projetos de Engenharia Elétrica. Também não é uma aula só sobre aplicações práticas de Engenharia Elétrica e muito menos de processos de Engenharia Elétrica.
Exemplos:
Como se gerencia prazo na construção de uma usina hidrelétrica?
Quais os riscos envolvidos na contrução de uma Linha de Transmissão?
Qual o custo para se desenvolver um aplicativo para o Andróide?
Que profissionais devem ser contratados na implantação de estações rádio-base de celulares em shopping centers?
Engloba preparação, apresentação e verificação de aprendizado de uma aula sobre a Gerência X aplicada em Projetos de Engenharia Elétrica
4.2 DESAFIO 2 - CURSO A DISTÂNCIA VIA INTERNET SOBRE APLICAÇÕES DE GERÊNCIA DE PROJETO X EM ENGENHARIA ELÉTRICA
Tipo do solicitante: disponível no preparo e autoritário-crírico na apresentação
Este desafio colabora com 40% da nota total da disciplina, deve ser vencido pela mesma equipe do desafio 1 ou por mudanças formalizadas e contratadas junto ao professor da disciplina, onde um componente exercerá o papel de Gerente do Projeto.
Envolve o desenvolvimento, publicação e teste de um site de ensino a distância (EAD) via Internet (WBT: web based trainning) sobre as mesmas Gerências X's aplicadas em Projetos de Engenharia Elétrica, definidas no Desafio 1 para cada equipe.
4.3 DESAFIO 3 - AUTOMAÇÃO E CONTROLE
Tipo do solicitante: empolgado, participativo e que não sabe muito de Engenharia Elétrica.
Este desafio colabora com 40% da nota total da disciplina, deve ser vencido por uma equipe composta de 5 elementos, onde um componente exercerá o papel de Gerente do Projeto.
Pode ser escolhido entre as sugestões a serem publicadas oportunamente, como por exemplo:
a)desenvolvimento de um sistema ecológico que reaproveita de modo automático, controlado e sustentável resíduos como vidro, isopor, óleo de cozinha, amianto, garrafas de plástico ou outro material.
b) desenvolvimento de um gerador ecológico para alimentar uma bomba hidráulica, que eleva 1 litro de água em 40 cm em 2 minutos, com telemedição de nível do tanque e telecontrole sem fio para ligar e desligar remotamente e localmente conforme o nível.
5 ACORDO DE TRABALHO
5.1 LEGALIDADE
Só serão aceitos alunos regularmente matriculados.
5.2 DEDICAÇÃO
Sugere-se regime de dedicação às aulas e desafios, celulares e computadores em modo que não atrapalhem a atenção ao que está ocorrendo em sala de aula; fica estabelecida uma tolerância de 20 minutos de atraso ou saída adiantada no dia das aulas em relação as faltas. Caso o professor necessite faltar, avisará com antecedência e negociará a data de reposição das aulas e prazos de entregas, se necessários.
5.3AUTONOMIA
Cada um é responsável pelo seu aprendizado e desenvolvimento pessoal, bem como de sua equipe e da turma, gerenciando seu progresso, participação e solicitando apoios quando necessários.
5.4 CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DOS DESAFIOS
5.4.1 PRAZO (10%)
Corresponde a 10% da nota de cada desafio, que deverá ser entregue na data acordada; é admissível um atraso de até 1 semanas com penalização dos 10% desta nota no desafio ou na entrega.
5.4.2 DOCUMENTAÇÃO (25%)
Vale 25% da nota de cada desafio, onde cópias totais ou parciais de documentações de outras equipes anularão a nota total do desafio; a não ser aquelas colocadas como anexo e que seguirem as regras de citação: a documentação é composta por:
Termo de Abertura com Relação dos Envolvidos (5%);
Plano Integrado de Projeto (5%);
Relatório Integrado de Projeto (5%);
Relatório de Aprendizado (5%);
Descritivo do Projeto ou Plano de Aula (5%).
5.3 DEMONSTRAÇÃO (50%)
Representa 50% da nota de cada desafio, que corresponde a parte da Apresentação onde a equipe faz a demonstração efetiva, com testes e verificações do cumprimento das entregas e dos requisitos acordados, com qualidade, originalidade e dentro das normas técnicas.
O não atendimento a 50% dos requisitos de escopo ou uso de materiais dos anos anteriores anula a nota total do desafio.
No primeiro desafio, esta nota é considerada junto com a nota de apresentação da aula.
5.4 APRESENTAÇÃO (15%)
Tem peso de 15% da nota de cada desafio e deve ser em Powerpoint ou similar, respeitando:
tempo acordado (5%);
estrutura e normas de apresentação acordadas (5%);
desenvolvimento suficiente de conteúdo (5%).
A apresentação deverá conter conceituações, aprendizados técnicos e gerenciais, além da demonstração efetiva do que foi atendido ou não dos requisitos do escopo acordado e indicação de como foi a participação de cada membro da equipe.
Caso um dos integrantes não possa participar da apresentação por qualquer motivo, ele terá nota zero neste critério; para que a sua nota total do desafio não fique zerada, a apresentação deverá demonstrar claramente qual foi a sua efetiva participação.
Curitiba, 2 de março de 2015.
Waldemiro Pedroso Sobrinho - MIRO
miropedroso@terra.com.br
96891009
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ResponderExcluirConcordamos com os termos de planejamento, seguem os nomes dos integrantes do grupo:
ResponderExcluirDaniel Silveira Rocha
Paulino Sobieranski
Fabio Hamilton Rausis
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ResponderExcluirTodos integrantes do gupo HER concordam com os termos de planejamento e datas de entregas.
ResponderExcluirAndressa Ruviaro Almeida GRR20128514
Erik Dobrianskyj Weber GRR20128542
Lucas da Cunha Ferreira GRR20124441
Todos da equipe de acordo:
ResponderExcluirBrenno, Jeferson e Wladmir