terça-feira, 31 de março de 2015

Plano Integrado de Projeto - Estrutura

(*) Todo documento deve ser impresso respeitando as normas ABNT e as instruções abaixo, por exemplo a letra em Arial 12, parágrafo com 1,5 de esaçamento ente linhas e margens 3x3x2x2.


Capa com
Instituição, Curso, Nome da equipe, Componentes da equipe, Gerente do Projeto, Título do documento Plano Integrado de Projeto, com subtítulo Aula Não Convencional de Aplicações da Gerência X em Projetos de Engenharia Elétrica, Versão/data DD.MM.AA, Local e Ano.


1 INTRODUÇÃO

Visão geral do planejamento com 3 linhas de base:
a) linha de base das entregas;
b) linha de base dos prazos das entregas;
c) linha de base dos custos das entregas.


2 PLANO GERENCIAMENTO DE ESCOPO

Composto por 3 documentos
a) montar uma lista de Requisitos  (mensuráveis ou verificáveis) do Projeto - Especifcação;
b) montar uma Declaração de Escopo cm: descrição, critérios de aceitação, entregas, exclusões, restrições e premissas;
c) montar a Estrutura Analítica do Projeto com dicionário de termos/siglas se necessário.


3 PLANO GERENCIAMENTO DE TEMPO

Composto de 5 etapas:
a) montar lista de atividades;
b) estimar o tempo e data de entrega de cada atividade;
c) determinar a precedência entre atividades para estabelecer o que pode ser feito em paralelo (diagrama de precedência);
d) estimar o custo parcial de cada atividade com material, serviço e mão de obra própria (homens hora da equipe);
e) montar o cronograma colocado em um gráfico tipo GANT.


4 PLANO GERENCIAMENTO DE CUSTO

Composto de 2 etapas:
a) estimar os custos envolvidos em cada atividade (3d), incluir treinamento, contratações e terceirizações derivadas da Gerência de Recursos Humanos; custos adicionais derivados de decisões de Gerência da Qualidade, Comunicação, Riscos e Contratações; pode ser uma tabela cm materiais, serviços e mão de obra de cada atividade, achando os custos parciais e totais);
b) montar o Orçamento Físico Financeiro com os custos acmulados ao longo do tempo.


5 PLANO GERENCIAMENTO DA QUALIDADE

Composto de 3 etapas:
a) planejar como garantir, testar e/ou verificar a qualidade  dos insumos  e entradas do projeto;
b) planejar como garantir, testar e/ou verificar a qualidade do processo de transformação dos insumos/entradas em entregas do projeto; isto envolve o planejamento da qualidade da mão de obra utilizada, da metodologia escolhida para  desenvolvimento da solução, dos equipamentos, softwares, hardwares e máquinas envolvidos para construir a solução, dos instrumentos e medidas adotados para demonstrar a solução,  e do local onde acontece a transformação;
c) planejar como garantir, testar e/ou verificar a qualidade das entregas, conforme requisitos acordados.


6 PLANO GERENCIAMENTO DE RECURSOS HUMANOS
Composto de 5 etapas:
a) planejar a estrutura organizacional mínima necessária;
b) listar as competências necessárias, verificar se os membros da equipe tem estas competências em nível suficiente para o sucesso do projeto, decidir contratar, tercerizar ou treinar as competências deficitárias;
c) montar um plano de ocupação de mão de obra da equipe por entrega ou tarefa/fase (matriz tarefa x responsabilidade);
d) montar um plano de terceirização ou contratação;
e) montar um plano de treinamento.


7 PLANO GERENCIAMENTO DAS COMUNICAÇÕES
Composto de 2 etapas:
a) a partir da lista dos envolvidos (stakeholders) com seus interesses e influência no projeto, definir o tipo de canal de comunicação ordinário e emergencial com cada um dos envolvidos, com periodicidade e interlocutor responsável pela comunicação;
b) planejar a comunicação com a equipe, com reuniões de trabalho com local, datas, duração e modo de documentação.

8 PLANO GERENCIAMENTO DOS RISCOS E CONTINGÊNCIA
Composto de 4 etapas:
a) listar os riscos mais prováveis;
b) elaborar a análise qualitativa dos riscos desta lista (impacto x frequência);
c) elaborar a análise quantitativa dos riscos com alto impacto no pojeto;
d) definir a resposta a ser adotada para cada risco listado, formando o Plano de Contigência dos riscos e forma de sua monitoração.

9 PLANO GERENCIAMENTO DE FORNECIMENTO
Composto de 4 etapas:
a) Lista de materiais, serviços e treinamentos a serem contratados;
b) Lista dos fornecedores habilitados;
c) Planejamento das aquisições e fornecimento;
d) Indicação do tipo de contrato a sr utilizado em cada fornecimento.


Local, data DD/MM/AAAA com assinaturas do Gerente de Projeto e Sponsor


Apêndice 1

Plano de atendimento das necessidades dos envolvidos (stakeholders)
a) a partir da lista de interesses por stakeholder, planejar como cada necessidade será atendida.


Apêndice 2

Folha de Verificação Estrutura x Conteúdo deste documento.-

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