Capa com
Instituição, Curso, Nome da equipe, Componentes da equipe, Gerente do Projeto, Título do documento Relatório Integrado de Projeto, com subtítulo Aula Não Convencional de Aplicações da Gerência X em Projetos de Engenharia Elétrica, Versão/data DD.MM.AA, Local e Ano.
1 INTRODUÇÃO
Visão geral do planejamento versus executado com 3 linhas de base:
a) linha de base das entregas planejadas e reaizadas;
b) linha de base dos prazos das entregas planejados e realizados;
c) linha de base dos custos acumulados das entregas planejados e realizados.
(*) Comentário 1: Isto dá uma ideia resumida de como foi o projeto.
2 RELATÓRIO DE DESEMPENHO DE ESCOPO
Composto por 3 documentos
a) montar uma lista com os requisitos com medições e verificações feitas e aceitas pelo cliente do projeto;
b) montar uma declaração de aceite das entregas pelo cliente;
c) montar um relatório com as mudanças de escopo que ocorreram.
(*) Comentário 2: é fundamental que se destaque o aceite do cliente.
3 RELATÓRIO DE DESEMPENHO DE TEMPO
Composto de 4 etapas:
a) montar uma lista com os tempos planejados e realizados nas atividades;
b) assinalar alterações não previstas de precedência entre atividades;
c) montar o cronograma realizado comparando-o com o planejado em um gráfico tipo GANT;
d) montar o gráfico do índice de desempenho de prazo de valor agregado (IDP).
(*) Comentário 3: para o projeto aula não é necessário fazer o gráfico do índice de desempenho de prazo de valor agregado (IDC).
4 RELATÓRIO DE DESEMPENHO DE CUSTO
Composto de 3 etapas:
a) montar uma lista com todos os custos realizados em cada atividade, destacando os valores de mão de obra própria, treinamentos; custos adicionais de garantia da qualidade, custos de comunicação, custos de prevenção de riscos e gastos com riscos emergentes não previstos, contratações; pode ser uma tabela de custos com materiais, serviços e mão de obra de cada atividade, com valores parciais e totais;
b) montar o Orçamento Físico Financeiro com os custos acumulados ao longo do tempo planejados e realizados.;
c) montar o gráfico de desempenho de índice de custo de valor agregado (IDC).
(*) Comentário 4: para o projeto aula não é necessário fazer o gráfico do índice de desempenho de custo de valor agregado (IDC).
5 RELATÓRIO DE DESEMPENHO DA QUALIDADE
Composto de 4 etapas:
a) montar um relatório de medições e verificações feitas pela equipe para garantir a qualidade dos insumos e entradas do projeto;
b) montar um relatório de medições e verificações feitas pela equipe para garantir a qualidade do processo de transformação dos insumos/entradas em entregas do projeto;
c) montar um relatório com as alterações ocorridas (melhorias) em relação ao planejamento da qualidade: da mão de obra utilizada, da metodologia escolhida para desenvolvimento da solução com qualidade, tais como equipamentos previstos e utilizados, softwares, aplicativos , hardwares e máquinas previstos e utilizados na construção da solução, nível de qualidade dos instrumentos e medidas planejados e adotados para demonstrar a solução, qualidade do local onde aconteceu a transformação;
d) montar um relatório com de medições e verificações feitas pela equipe para garantir, testar e/ou verificar a qualidade das entregas, conforme requisitos acordados.
(*) Comentário 5: são testes, verificações, decisões e ações feitos pela própria equipe do projeto para garantir a qualidade da solução.
6 RELATÓRIO DE DESEMPENHO DOS RECURSOS HUMANOS
Composto de 4 etapas:
a) relatar a estrutura organizacional adotada no projeto;
b) montar uma lista com as competências necessárias utilizadas planejadas e as que não foram pevistas;
c) montar um relatório de ocupação e desempenho da mão de obra de cada membro da equipe por entrega ou tarefa/fase (matriz tarefa x responsabilidade x homem hora x desempenho);
d) informar as terceirizações e contratações de mão de obra realizadas que (se) houveram;
e) informar os treinamentos que foram realizados pela equipe.
(*) Comentário 6: neste ítem é fundamental destacar o que cada elemento da equipe fez, qual foi sua real contribuição para o sucesso ou não do projeto, a nota de quem não vem no dia da apresentação/demonstração depende deste relato.
7 RELATÓRIO DE DESEMPENHO DAS COMUNICAÇÕES
Composto de 2 etapas:
a) documentos formais trocados com os envolvidos;
b) atas de reunião da equipe com decisões tomadas e outras comunicações emergenciais escritas importantes que impactaram no sucesso do projeto;
c) documentos de relatos de desempenho do projeto
(*) Comentário 7: são todos os documentos formais utilizados na comunicação com os principais envolvidos.
8 RELATÓRIO DE DESEMPENHO DO PLANO DE CONTINGÊNCIA
Composto de 2 etapas:
a) listar os riscos previstos ocorridos e se o Plano de Contingência funcionou;
b) listar os riscos não previstos ocorridos e as ações tomadas em relação a eles.
(*) Comentário 8: também podem ser colocadas as oportunidades que surgiram e como foram aproveitadas.
9 RELATÓRIO DE DESEMPENHO DE FORNECIMENTO
Composto de 3 etapas:
a) lista de itens por fornecedores com materiais, serviços e treinamentos que foram contratados;
b) lista dos contratos de fornecimentos utilizados;
c) relatório de testes de requisitos das aquisições e desvios dos fornecimentos, correções e pendências com motivos e impactos no projeto, alterações de desembolsos e multas aplicadas, descadastramento de fornecedores não confiáveis, encerramento ou repasse dos contratos.
(*) Comentário 9: alguns contratos ocorrem quando se usam aplicativos ou programas baixados da Internet.
Local, data DD/MM/AAAA com assinaturas do Gerente de Projeto e Sponsor
Apêndice 1
Acordo de atendimento das necessidades assinados envolvidos (stakeholders).
Apêndice 2
Folha de Verificação Estrutura x Conteúdo deste documento.
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