quinta-feira, 30 de abril de 2015

Relatório Integrado de Projeto 2015 - Estrutura

(*) Todo documento deve ser impresso respeitando as normas ABNT e as instruções abaixo, por exemplo a letra em Arial 12, parágrafo com 1,5 de espaçamento ente linhas e margens 3x3x2x2.


Capa com
Instituição, Curso, Nome da equipe, Componentes da equipe, Gerente do Projeto, Título do documento Relatório Integrado de Projeto, com subtítulo Aula Não Convencional de Aplicações da Gerência X em Projetos de Engenharia Elétrica, Versão/data DD.MM.AA, Local e Ano.


1 INTRODUÇÃO

Visão geral do planejamento versus executado com 3 linhas de base:
a) linha de base das entregas planejadas e reaizadas;
b) linha de base dos prazos das entregas planejados e realizados;
c) linha de base dos custos acumulados das entregas planejados e realizados.
(*) Comentário 1: Isto dá uma ideia resumida de como foi o projeto.


2 RELATÓRIO DE DESEMPENHO DE ESCOPO

Composto por 3 documentos
a) montar uma lista com os requisitos com medições e verificações feitas e aceitas pelo cliente do projeto;
b) montar uma declaração de aceite das entregas pelo cliente;
c) montar um relatório com as mudanças de escopo que ocorreram.
(*) Comentário 2: é fundamental que se destaque o aceite do cliente.


3 RELATÓRIO DE DESEMPENHO DE TEMPO

Composto de 4 etapas:
a) montar uma lista com os tempos planejados e realizados nas atividades;
b) assinalar alterações não previstas de precedência entre atividades;
c) montar o cronograma realizado comparando-o com o planejado em  um gráfico tipo GANT;
d) montar o gráfico do índice de desempenho de prazo de valor agregado (IDP).
(*) Comentário 3: para o projeto aula não é necessário fazer o gráfico do índice de desempenho de prazo de valor agregado (IDC).


4 RELATÓRIO DE DESEMPENHO DE CUSTO

Composto de 3 etapas:
a) montar uma lista com todos os custos realizados em cada atividade, destacando os valores de mão de obra própria, treinamentos; custos adicionais de garantia da qualidade, custos de comunicação, custos de prevenção de  riscos e gastos com riscos emergentes não previstos, contratações; pode ser uma tabela de custos com materiais, serviços e mão de obra de cada atividade, com valores parciais e totais;
b) montar o Orçamento Físico Financeiro com os custos acumulados ao longo do tempo planejados e realizados.;
c) montar o gráfico de desempenho de índice de custo de valor agregado (IDC).
(*) Comentário 4: para o projeto aula não é necessário fazer o gráfico do índice de desempenho de custo de valor agregado (IDC).


5 RELATÓRIO DE DESEMPENHO DA QUALIDADE

Composto de 4 etapas:
a) montar um relatório de medições e verificações feitas pela equipe para garantir a qualidade dos insumos  e entradas do projeto;
b) montar um relatório de medições e verificações feitas pela equipe para garantir a qualidade do processo de transformação dos insumos/entradas em entregas do projeto;
c) montar um relatório com as alterações ocorridas (melhorias) em relação ao planejamento da qualidade: da mão de obra utilizada, da metodologia escolhida para  desenvolvimento da solução com qualidade, tais como equipamentos previstos e utilizados, softwares, aplicativos , hardwares e máquinas previstos e utilizados na construção da solução, nível de qualidade dos instrumentos e medidas planejados e adotados para demonstrar a solução,  qualidade do local onde aconteceu a transformação;
d) montar um relatório com de medições e verificações feitas pela equipe para garantir, testar e/ou verificar a qualidade das entregas, conforme requisitos acordados.
(*) Comentário 5: são testes, verificações, decisões e ações feitos pela própria equipe do projeto para garantir a qualidade da solução.


RELATÓRIO DE DESEMPENHO DOS RECURSOS HUMANOS

Composto de 4 etapas:
a) relatar a estrutura organizacional adotada no projeto;
b) montar uma lista com as competências necessárias utilizadas planejadas e as que não foram pevistas;
c) montar um relatório de ocupação e desempenho da mão de obra de cada membro da equipe por entrega ou tarefa/fase (matriz tarefa x responsabilidade x homem hora x desempenho);
d) informar as terceirizações e contratações de mão de obra realizadas que (se) houveram;
e) informar os treinamentos que foram realizados pela equipe.
(*) Comentário 6: neste ítem é fundamental destacar o que cada elemento da equipe fez, qual foi sua real contribuição para o sucesso ou não do projeto, a nota de quem não vem no dia da apresentação/demonstração depende deste relato.


RELATÓRIO DE DESEMPENHO DAS COMUNICAÇÕES

Composto de 2 etapas:
a) documentos formais trocados com os envolvidos;
b) atas de reunião da equipe com decisões tomadas e outras comunicações emergenciais escritas importantes que impactaram no sucesso do projeto;
c) documentos de relatos de desempenho do projeto
(*) Comentário 7: são todos os documentos formais utilizados na comunicação com os principais envolvidos.


RELATÓRIO DE DESEMPENHO DO PLANO DE CONTINGÊNCIA

Composto de 2 etapas:
a) listar os riscos previstos ocorridos e se o Plano de Contingência funcionou;
b) listar os riscos não previstos ocorridos e as ações tomadas em relação a eles.
(*) Comentário 8: também podem ser colocadas as oportunidades que surgiram e como foram aproveitadas.


9 RELATÓRIO DE DESEMPENHO DE FORNECIMENTO

Composto de 3 etapas:
a) lista de  itens por fornecedores com materiais, serviços e treinamentos que foram contratados;
b) lista dos contratos de fornecimentos utilizados;
c) relatório de testes de requisitos das aquisições e desvios dos fornecimentos, correções e pendências com motivos e impactos no projeto, alterações de desembolsos e multas aplicadas, descadastramento de fornecedores não confiáveis, encerramento ou repasse dos contratos.
(*) Comentário 9: alguns contratos ocorrem quando se usam aplicativos ou programas baixados da Internet.



Local, data DD/MM/AAAA com assinaturas do Gerente de Projeto e Sponsor


Apêndice 1

Acordo de atendimento das necessidades assinados envolvidos (stakeholders).


Apêndice 2

Folha de Verificação Estrutura x Conteúdo deste documento.

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